segunda-feira, 31 de agosto de 2009

COMENTÁRIO REFLEXIVO

Um anônimo me enviou um comentário fazendo uma reflexão sobre o a educação e a função do Professor de Apoio na escola. Veja este desabafo interessante.
"Em todas as reuniões que participo com educadores, só se fala que a educação vai mal. Nós temos bastante profissionais qualificados para atuar nesta área. Gostaria também de incluir nesta discussão a importância que tem o professor de apoio. Há dois anos atrás criou-se mais esta função para atuar junto aos professores. Gostaria de questionar:
  • Qual é o seu papel?
  • Que atividade poderá desempenhar este profissional?
  • Que estratégia de trabalho tem procurado desenvolver junto aos professores
  • A educação precisa realmente deste apoio?
  • Ele tem acompanhado realmente as atividades de sala de aula?
  • Ou ele tem feito o papel de fiscal em algumas circunstâncias?
  • Que critérios são utilizados para exercer este posto: Político, social, econômico e religioso,etc.
Diante destes questionamentos, precisamos de esclarecimento, porque um professor de apoio não pode tirar uma licença de outro? por que ele não pode ajudar aos professores que tem uma turma de 27 alunos, onde apenas 6 sabem ler?
porque o professor de apoio não substitui um professor no dia que um colega falta? que apoio é este, que só se afasta dos alunos? quer dizer que, o professor de apoio, para atuar nesta função o critério é: se afastar de sala de aula?
Na minha humilde concepção a nossa educação ela só piora com tais aberrações, precisamos criarmos estratégias de ensino urgente, para que todos os alunos que frequentam as escolas, possam sair do ano que estudam sabendo, dominando os conteúdos que foram ministrados durante o ano letivo.
Entendo que quando os resultados da educação vai mal, a culpa é do professor, mas compreendo também, que quem acompanha o nosso trabalho também foi um fracasso. Pois até agora não vimos nem um avanço na educação, em termos de qualidade de ensino.
Compreendo que se tirou o professor da sala de aula, o objetivo maior era contribuir com o trabalho dos professores porque isso não está acontecendo.
Aposto que se dissessem assim: você vai ser professor de apoio, mas quando uma turma tiver precisando de ajuda, você vai trabalhar com as dificuldades, ninguém queria ir. Mas como é para ficar sentado por trás de um birô, todo mundo quer."

2 comentários:

  1. A principio este comentário objetiva contribuir para a discussão, e gostaria de dizer que a função do professor de apoio não é sair por ai dizendo o que faz o que não faz, eu não o sou, porém destaco que quem questiona sem colocar seu nome merece uma resposta sem identificação. Primeiro gostaria de dizer quem realmente quem está criticando anonimamente não está envolvido como deveria no processo da educação ou pelo ao menos só acredita que está. Pois nas escolas da zona rural e zona urbana a participação do professor de apoio tem fundamental importância por está diretamente ligadas às atividades de sala de aula para prestar atendimento técnico e ou de outra necessidade para os professores e a escola, como já falei, quem está fazendo tantas perguntas não conhece a escola se é que é professor ou seja lá quem for. Algumas pessoas estão querendo justificar a questão das licenças que é um problema de fato que o sindicato dos servidores tem feito suas articulações para resolver junto a secretaria de Educação e para tentar pressionar usam argumentos como este. Se é que se pode assim chamar, colocando os professores de apoio como “culpados” ou procurando alguém para ser. Assim não dá. Porém, aqui pergunto: Que critérios são utilizados para questionar: Político, social, econômico e religioso, etc?

    ResponderExcluir
  2. Acho fundamental a função do professor de apoio que entendo ser o supervisor das antigas, aquele que tem a missão de planejar com os professores os conteudos e as metodologias de ensino e o mais importante, acompanhar in loco a forma como os professores passam para os alunos em sala de aula. Na minha opinião, o professor, salvo raras exceções, se sente muito dono do pedaço até mesmo para ser relapso. Não teme qualquer punição e por isso nem planeja, nem se preocupa em criar métodos inovadores para melhor estimular o aluno, enfim,não dá uma boa aula, e fica naquela, se o aluno não tá nem ai, o problema não é meu. Então eu diria que para o professor de apoio deve existir atribuições bem específicas, não sei se está dentro do que falei, mas, necessário se faz que todos que fazem a escola e principalmente os pais,assumam suas responsabilidades para que tenhamos um resultado melhor para as nossas escolas e por consequinte para as nossas famílias.

    ResponderExcluir