sexta-feira, 8 de abril de 2011

CONCORDO EM NÚMERO, GÊNERO E GRAU COM PROF JOSIEL

Sobre a matéria por ele postada intitulada "Conselho do FUNDEB". Ora, sem querer atingir qualquer dos membros do citado conselho, até porque só sei da pessoa do meu ex-aluno Prof Diógenes que o preside, e pra isso tem notória capacidade e gabarito. Quero mais uma vez constatar mais um flagrante ato do executivo tentando ignorar a existência de um sindicato que foi legalmente constituído e que representa legítimo e democraticamente os servidores do município, pautando suas ações com base na discussão e deliberação da assembleia geral. Não precisa ser professor pra saber que esses  conselhos municipais são órgãos de fiscalização e controle e não de reivindicação. É uma questão de competência. vejam as atribuições do conselho do FUNDEB para refrescar a memória:
ATRIBUIÇÃO
 - Exercer o acompanhamento e o controle social sobre a distribuição, transferência e aplicação dos recursos.
 - Supervisionar o censo escolar anual e a elaboração da proposta orçamentária.
 - Elaborar parecer para instruir a prestação de contas.
 - Acompanhar a aplicação dos recursos federais transferidos às contas do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE e do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos (recebendo e analisando, ainda, as prestações de contas e formulando pareceres conclusivos a respeito da aplicação desses recursos e encaminhando-os ao FNDE).
 - Acompanhar os convênios com as instituições comunitárias, filantrópicas ou confessionais, que sejam beneficiadas por recursos do FUNDEB, podendo requisitar documentos a eles pertinentes.
( fonte: portal da transparência do governo federal ).

Além desse conselho representar apenas os professores, mesmo assim, não sei e por isso vou perguntar, pelo menos isso. O representante dos professores no referido conselho foi escolha democrática e representativa da maioria dos professores? e vou mais adiante, vocês acham que esses conselhos municipais são verdadeiramente representativos de cada seguimento da sociedade(se a indicação é feita pelo seguimento após discussão com o mesmo)? Por isso eu concordo com o professor Josiel em tudo quanto ele disse sobre o Prof. Diógens e sobre o conselho, porém, o executivo e os servidores de bom senso precisam respeitar a entidade, repito, legalmente constituída para representar os servidores, discutindo com ela os interesses da categoria. Pelo menos essa é a minha opinião.

Um comentário:

  1. Jairo veja esse comentário que Anax critica as faixas do sindicato,
    Os sentimentos de uma menina disse...
    Lamento muito demais o tom sarcástico e discriminante do seu discurso contra os professores. Acho que vc teve educação , certamente em algum país europeu, sei lá. Talvez domine aí vários idiomas, devia até seguir uma carreira diplomática, qum sabe, com toda essa sua bagagem cultural, vc tá perdendo tempo em Upanema. Mas, olha vc tem razão em algumas coisas. Primeiro quando diz q conversa besteira. Segundo quando diz q professores falam errado. Oq será q tá faltando hein? Tá faltando preocupação em preparar melhor esses professores, em lhes dar uma formação continuada. Mas o senhor não pode negar a origem desses educadores. NÃO HÁ COMO FUGIR DISSO.Somos daqui, nascemos e fomos criados no meio de pessoas q se expressam em desacordo com normas gramaticais. Acho q o senhor tmb faz parte desse meio, ou não? Quanto a melhores salários? O senhor viu que os médicos em São Paulo foram às ruas de panela na mão? Por que será hein? Ora , se a situação dos médicos é ruim, quem se arrisca a avaliar a nossa? Quanto às faixas, quem as redige, redige com zelo e cuidado gramatical, mas quem as pinta, não entendo nadica desse portuguesinho preconceituoso. Se puder publicar esse desabafo, agradeço. Aretusa Gurgel, professora.

    ResponderExcluir