sábado, 13 de março de 2010

A GREVE DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE UPANEMA CONTINUA - OPINIÃO

Continua a greve dos professores da rede municipal de ensino aqui de Upanema. Um problema que cada vez mais leva a nossa educação para os índices mais desfavoráveis.
Quem está com a razão e até que ponto? analisando os dois lados e arrematando no final.
-O sindicato está no seu papel de lutar por melhoria das condições de trabalho dos seus associados e deve ter se assessorado de auxiliares munidos de informações que a ele(sindicato) permitiu elaborar uma proposta, acredito que, baseada nas receitas médias de um último período comparadas as respectivas aplicações naquele mesmo período e, com isso, vendo a condição de ser atendido no seu pleito, que aliás tem respaldo de lei.

-A prefeitura também tem responsabilidades para com o cumprimento da lei, mas, nunca irá convencer ninguém de que está no limite se não fizer uma exposição clara em relação às receitas e aplicações, bem como, o cumprimento dos preceitos legais. Se não vejamos.
. Alguém sabe quanto a PMU gastou com educação nos últimos 12 meses?
. Alguém sabe se os 60% do FUNDEB está sendo aplicado todo em remuneração e/ou capacitação de professores?
. alguém sabe em que situação está a PMU em relação ao limite prudencial?
. quem é o repreentante dos professores no conselho do FUNDEB? ele deve ter esses números.

CONCLUSÃO: SE A PMU TIVER TODOS ESSES NÚMEROS FAVORÁVEIS A ELA NÃO TERÁ DIFICULDADES EM CONVENCER OS GREVISTAS DA SUA SUPOSTA SITUAÇÃO DE DIFICULDADES, AGORA, ENQUANTO ESSE CONVENCIMENTO NÃO FOR FEITO O PROFESSOR CONTINUARÁ DE PÉ FINCADO NO BATENTE DA ESCOLA E NÃO ENTRARÁ PARA LECIONAR, E LAMENTO EM DIZER , COM RAZÃO. ESTOU ACOMPANHANDO PELOS BLOGS, MAS, PELO QUE EU ESTOU VENDO ESSA NEGOCIAÇÃO ESTÁ TIPO SEGO EM MEIO A UM TIROTEIO, NINGUÉM SABE SE TÁ PERTO OU LONGE DE ACABAR E NEM TAMPOUCO A QUEM RECORRER.
Se continuar assim vai terminar o ministério público se interessando pela causa já que a prefeita já disse que não irá impetrar ação pedindo a ilegalidade da greve. Enquanto isso os alunos estão perdendo aulas que em tempo normal já não se tinha tanto aproveitamento imagine sendo pagas da forma como costumam pagar.

7 comentários:

  1. o representante dos professores no FUNDEB é João Marinho, nunca foi a nenhuma assembléia, nem sócio do sindicato é,pediu pra sair, agora eu pergunto: por que ele não está na luta? será que ele não é professor? tá na hora de nós professores saber dele qual o papel dele, se ele não vai arregarçar as mangas e lutar já que tá no papel que ele é o nosso representante.

    ResponderExcluir
  2. esse tal de joão marinho parece está do lado da prefeita, porque eu me lembro quando era simone, ela vinha pro sindicato, falava sobre o recursos que entrava na conta do FUNDEF, recebia a cópia da folha de pagamemto dos funcionários queM recebia salário dos 60% e dos 40%, reclamava quando tinha algo errado, ia pro ministério público, era muito atuante na função, ai esse tá totalmente alheios as negociações.E ai gente só depende de nós , ou joão vem pra luta ou agente faz uma abaixo- assinados,tira ele do cargo que ocupa e elege outro capaz .

    ResponderExcluir
  3. eu nem sabia que jõao era o nosso representante no FUNDEB, quem escolheu ele poque eu não perco uma reunião do sindicato e não vi essa votação e nem vi falar.

    ResponderExcluir
  4. tá na hora dos professores tirar joão porque ele nunca que vai defender os professores junto
    à prefeita o quem quer que seja.

    ResponderExcluir
  5. esses conselhos é apontado pela secretaria de educação, pois nunca é publicado para que as pessoas participe,cadê a democracia?.É o conselho da merenda, do FUNDEB, da saúde , educação... tá na hora do ministério público saber e chamar os culpados para se explicarem.

    ResponderExcluir
  6. Porque o senhor diz que nossas aulas em tempo normal não tem aproveitamento, eu não me lembro de ter visto sua pessoa visitando nossas escolas. E o Maria Gorete tem um bom desempenho, mas é claro precisamos melhorar sempre. Isso inclui nossos salários, pois muitas vezes temos que usar esse salário para comprar material para as escolas funcionarem e se as aulas não são bem aproveitadas como o senhor diz, não é somente responsabilidade nossa, mas, de toda sociedade.

    ResponderExcluir
  7. vc interpretou mal anônimo derradeiro, não responsabilizei ninguém pelo baixo aproveitamento, pois sei que são diversos os fatores, porém conheço a realidade, mesmo sem precisar andar nas escolas pq acompanho os indicadores que refletem essa situação, mas falei de um modo geral, é verdade que uma ou outra turma existem bons aproveitamentos.

    ResponderExcluir